SER GORDO NÃO É DEFEITO E SER MAGRO NÃO É UM ELOGIO

By Anaaaaaa - dezembro 25, 2017



Boa noite! Hoje é dia 25 de Dezembro, por isso... FELIZ NATAAAAAL! Bom, hoje eu trago um post um pouco polêmico e talvez motivador. A verdade é que eu realmente espero que isso chegue as pessoas que sofrem do mesmo problema que eu já sofri e também, para aquelas pessoas que julgam o próximo por sua aparência. Em fim, talvez isso não resolva para nada e se torne apenas mais um desabafo, porque muitas pessoas, na maioria das vezes, é um processo demorado.

Essa é a minha história:


   Meu nome é Ana, tenho 19 anos e terminei o primeiro ano da Universidade. Eu comecei a ganhar peso por volta dos meus 9 anos de idade e desde então sofri muito com isso... Tinha um menino da minha escola que infernizava a minha vida porque eu era gorda e passei por isso várias vezes. 
  Quando eu tinha 16 anos, no meu terceiro ano do ensino médio eu ganhei muito peso. Teve um dia que eu subi na balança e lá apareceram os meus 83 quilos, eu comecei a chorar no meio da rua ao lado de minha mãe que apenas falava "eu te avisei, precisa se controlar na comida", mas o que realmente acontecia era algo muito além: Eu tentava me aceitar do jeitinho que eu era e eu pensava que deveria aproveitar a vida e comer, ser feliz comendo o que eu tinha vontade e a quantia que eu queria, mas não passava pela minha cabeça que isso poderia se tornar prejudicial a minha saúde e que isso poderia me impedir de viver. Eu comia lanches toda semana e tomava refrigerante, suco de pacote e comia doces praticamente todos os dias, na verdade os sucos eram todos os dias, eu realmente não estava me importando. Depois de ver que eu havia engordado muito em tão pouco tempo, eu simplesmente pensei em parar com aquilo, mas aí veio mais um erro meu... Eu não queria parar com  aquela alimentação por conta da minha saúde, mas sim por conta de estética.
   Eu perdi 10 quilos em torno de 3 meses. O que eu fiz: Primeiro que eu comi exageradamente em todas as refeições, diminui a quantia em menos da metade em cada refeição, passei a comer nos horários certos e as coisas certas. Substitui as bolachas doces da tarde (passava a tarde toda comendo) por uma fruta ou chá sem adoçar e a noite que eu "morria" comendo, não comia nada ou novamente repetia a refeição da tarde... A fruta ou o chá. Em nenhum momento eu me privei de comer algo, a única coisa que eu cortei da minha alimentação foram os sucos industrializados. Eu continuei comendo lanche, Pizza, tomando refrigerante, comendo doce, mas de uma forma totalmente diferente de antes... Se tornaram raras as vezes que eu comia esses alimentos (o refrigerante, na verdade, eu tomava apenas no domingo e em menor quantia também), e quando os ingeria eram em quantidades bem menores. A Pizza eu conseguia comer de  7 a 8 fatias (médias/grandes) e se tinha Pizza doce eu comia mais uns 3 pedaços depois da salgada. Eu diminui para 2 fatias juntando a doce com a salgada. Vocês entendem o que eu fiz?
   Mas eu repito o meu erro: Não fiz isso por saúde, eu fiz isso por estética.
   Vocês entendem o quão cansativo se torna para uma pessoa gorda, entrar na internet ou ligar a televisão e ver que o bonito é ser magra? É exaustivo. Você cresce em uma sociedade que impõe coisas que muitas vezes para muitas pessoas é impossível de se obter, você vai conversar com suas amigas e elas pesam 55 quilos e ficam falando "preciso fazer dieta" "estou gorda"... Isso vai te colocando do fundo do poço, isso vai te destruindo aos poucos, até que um dia faz um estrago enorme na sua vida, tudo para as pessoas olharem para você e dizer "nossa como você emagreceu". O que mais nos destrói é ver que qualquer detalhe do seu corpo, pode ser sua bunda, seus peitos, seu nariz, suas orelhas, sua barriga, sua boca, seu cabelo, a COR DA SUA PELE... Detalhes que te tornam uma pessoa única entre tantas outras, pode te destruir, porque por esses detalhes você foge dos padrões impostos pela sociedade e muito pior... Sustentados pela mídia.
A MÍDIA NOS CONSOME TODOS OS DIAS... JÁ PAROU PARA PENSAR O QUE FAZ BEM PARA VOCÊ ASSISTIR, LER, OUVIR? AS PESSOAS QUE TE TRAZEM COISAS BOAS, UMA CONVERSA SAUDÁVEL? JÁ PAROU PARA PENSAR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE SE DEIXAR SER SUSTENTADO POR UMA MÍDIA TÃO CONSUMIDORA? JÁ PAROU PARA PENSAR SE VOCÊ É FELIZ ASSIM, DO JEITO QUE VOCÊ É? ESSA É A QUESTÃO!

   Se você vai para a Coréia do Sul, você irá perceber que lá o padrão perfeito é ser super magra, ter uma altura ideal e ter o rosto perfeito... Eles dão muita atenção para o rosto. No Japão, quanto mais fofinha for a menina, mais bonita ela será. Tem países que quando mais gorda a mulher for, mais linda ela é, porque significa fartura em meio a um país onde a maior parte da população morre de fome. Aqui no Brasil, quanto mais sexy melhor, se for magra melhor, se tiver corpão melhor... Bronzeado, peitão, bundão... Eu pergunto: Para que serve esses padrões, se há tanta diversidade? Por que não respeitar e ver a beleza de cada um como a pessoa é? Seria fácil, se fosse real. SE VOCÊ É MAGRA TE JULGAM, SE VOCÊ É GORDA TE JULGAM, SE VOCÊ É NEGRA TE JULGAM, SE VOCÊ É MUITO BRANCA TE JULGAM TAMBÉM. VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE ONDE JULGAR É MAIS IMPORTANTE DO QUE RESPEITAR AS DIFERENÇAS.
 
   Depois de perder 10 quilos eu passei por problemas de saúde e eu comecei a olhar no espelho e subir na balança e ver que aquilo não era o suficiente, que eu queria mais... Eu queria ouvir mais das pessoas "nossa, como você emagreceu, está tão bonita"... Mas nessas alturas, eu nem me alimentava direito e coisas como "se parar de comer isso pela manhã, ou se eu parar de tomar café da manhã posso perder ainda mais peso". Percebam aonde eu estava chegando. Algo que era para me trazer a alegria, estava me destruindo.
   Até que em um dia, em fevereiro de 2015, eu subi na balança e vi o número 70 lá. Eu havia perdido 13 quilos no total, só que isso não me deixou feliz, porque foi naquele exato momento que passou um filme na minha cabeça. Se eu continuasse eu iria continuar indo parar no médio, eu ia continuar vomitando e passou também o fato que o que era para ser uma alimentação saudável, estava destruindo minha saúde.  Eu coloquei um basta! Nisso engordei 2 quilos.
 
   Permaneci com 72 quilos até 2017, quando eu entrei na Universidade e um turbilhão de coisas aconteceram na minha vida. Novamente, passei a comer errado, deixar de fazer refeições e quando eu fazia eu ingeria alimentos errados para aquele momento... Hoje, 25 de Dezembro de 2017 eu estou pensando 79 quilos.


ESTÁ QUASE TERMINANDO...


Quem me conhece, sabe perfeitamente bem que depois de 2014/2015 eu me tornei outra pessoa em relação a tudo isso. Minha mente mudou para melhor e tudo melhorou. Meninas e meninos que estão lendo isso, por favor prestem atenção em uma coisa:


SER GORDO NÃO É UM DEFEITO. Se chegarem para você e falarem "nossa, você engordou né?", responda: "É, eu acho que sim", mas não com um tom de desanimo ou sei lá...
SER MAGRO NÃO É UM ELOGIO. Se falarem para você ''nossa como você emagreceu", não agradeça.

Porque assim como ser gordo não é defeito e não é elogio, ser magro não é elogio e também não é defeito.

GORDO é um tipo físico. MAGRO é outro tipo físico. NÃO ASSOCIEM ISSO A BELEZA!
Beleza é uma questão de gosto pessoal e você deve gostar de você em primeiro lugar.

SER GORDO não é feito, É LINDO! SER MAGRO também não é feito, É LINDO! Tudo é lindo, a partir do momento em que você está saudável, seus exames comprovam isso... Mas principalmente se você está feliz do jeito que você é.

ELOGIO é dizer que a pessoa é linda - sem se importar com o esteriótipo dela, mas sim pelo o que ela é -, é dizer que a pessoa é inteligente, divertida... É mostrar que você gosta de te-la por perto e de conversar com ela.

Para 2018, eu pretendo perder alguns quilos, mas não mais por estética porque eu sou linda, mas por saúde e porque os 72 quilos (esse número tão comum) é o que me faz bem.  Se você, se sente bem como está, permaneça assim. Se você acha que precisa de mudanças por uma questão de saúde (principalmente mental), tenha a certeza de mudar para melhor. O universo só irá conspirar a seu favor!

Ter peitos pequenos, bunda caída, coxas e bundas flácidas, celulite, estrias, boca pequena, sardas... Ter pelos (por que as pessoas tem nojo disso?), É NORMAL! Ser você, É NORMAL!

Faça suas escolhas por você, ninguém viverá a sua vida em seu lugar. Seja mais você e consuma menos o que a mídia lhe impõe.  SE NÃO TE FAZ BEM, ESQUECE!

É clichê, mas é lindo: MAIS AMOR, POR FAVOR!



 

  • Share:

You Might Also Like

0 comments